Análise - Nitrogênio x Nitrato
Em águas e efluentes o nitrogênio pode ser encontrado sob quatro formas distintas: nitrogênio orgânico, nitrogênio amoniacal (N-NH4+), nitrogênio de nitrato (N-NO3-) e nitrogênio de nitrito (N-NO2-). A soma da concentração de cada uma dessas quatro formas nitrogenadas resulta na concentração do que chamamos de nitrogênio total.
Motivos para monitorar a concentração de nitrogênio total em águas e efluentes:
Requisitos legais
Segundo a Resolução CONAMA Nº 357/2005, para águas doces classes 1 e 2, o valor de nitrogênio total não deverá ultrapassar 1,27 mg/L para ambientes lênticos e 2,18 mg/L para ambientes lóticos (quando o nitrogênio for fator limitante para a eutrofização). Se identificada a necessidade, os órgãos ambientais também podem solicitar o monitoramento de nitrogênio total em águas e efluentes. Tal solicitação pode se dar por meio de portarias, enunciados ou até mesmo por meio do próprio licenciamento ambiental do empreendimento. Não deixe de verificar se em seu estado, município ou empresa é necessário o atendimento de algum limite especial de nitrogênio total.
Redução de custos do monitoramento das formas nitrogenadas
Algumas matrizes costumam ser estáveis em sua composição. Muitos efluentes brutos ou tratados, por exemplo, apresentam consecutivamente baixíssimas concentrações de nitrogênio orgânico, nitrogênio amoniacal, nitrogênio de nitrato ou nitrogênio de nitrito. Nessa circunstância, não se torna necessário analisar frequentemente todas as quatro formas nitrogenadas; essas poderão ser monitoradas e avaliadas por meio de apenas um parâmetro: o nitrogênio total. Se houver alguma oscilação importante nos valores usualmente mensurados de nitrogênio total, volta-se a avaliar as diferentes formas nitrogenadas para determinar e corrigir o desvio.
E o nitrato? Por que monitorar?
Requisitos legais
O excesso de nitrato em águas oferece perigo à saúde humana, principalmente à de bebês, pois pode resultar em metemoglobinemia, mais conhecida como síndrome do bebê azul. Para prevenir essa doença, a Resolução CONAMA Nº 357/2005 estabeleceu o limite de nitrogênio de nitrato em 10 mg/L para todas as classes de água doce superficial. A Resolução CONAMA Nº 396/2008 determinou o mesmo limite para águas subterrâneas, quando o uso destas for para consumo humano ou recreação, assim como a Portaria Nº 2914/2011, que dispõe sobre os padrões de potabilidade.
Avaliação da eficácia de processos de nitrificação e desnitrificação
Em sistemas de tratamento onde são realizados os processos de nitrificação (conversão biológica de N-NH4+ a N-NO3-) e desnitrificação (conversão biológica de N-NO3- a N2), o monitoramento da concentração de N-NO3- antes e após as determinadas operações unitárias é indispensável para o controle e avaliação da eficácia de ambos os processos. O monitoramento analítico é obrigatório para a melhoria de nossos processos de tratamento de efluentes e, consequentemente, da qualidade de nossas águas. Entre em contato conosco e conheça nossos kits para análise de Nitrogênio total e Nitrato (N-NO3-)!

Nitrogênio: Faixa de análise: 1 – 20 mg N/L
Nitrato: Faixa de análise: 0,25 – 20 mg N-NO3-/L
Para saber mais, acesse www.umweltambiental.com.br/catalogo e siga a Umwelt nas redes sociais!