Como tudo começou - História da Umwelt

A Umwelt Biotecnologia Ambiental surgiu em 1996 e foi fundada pelos biólogos Jörg Henri Saar e Nilma De Jesus Furtado Da Silva Saar, casal que tinha muita experiência em pesquisa e desenvolvimento envolvendo a biologia para a área ambiental. O intuito inicial era prestar uma consultoria especializada e personalizada para cada cliente com foco no mundo biológico.
Há 23 anos atrás, na área ambiental, principalmente na parte de estação de tratamento, não se tinha uma visão “biológica”. Foi neste momento e com um olhar sistêmico aos processos da ETE e junto ao chão de fábrica, trouxeram um grande diferencial para as indústrias. Além desse olhar especial, o PhD em microbiologia Jörg trouxe sua experiência e conhecimento da Europa, local onde realizou sua graduação (Biologia na Universität des Saarlandes - Alemanha), mestrado (Biologia na Universidade de Tübingen – Alemanha) e doutorado (Química Orgânica no Centre National de la Recherche Scientifique – França).
Já em 1999 foi percebida a necessidade da implantação de um laboratório interno para a execução dos primeiros ensaios físico-químicos, sendo nesta mesma época, por parte do Dr. Jörg o início de uma representação comercial e técnica da Dr. Lange (empresa Alemã) no Brasil, utilizando os kits analíticos desta marca para a realização das análises.
Esse conhecimento analítico em análises ambientais mais o apoio consultivo nas ETEs junto ao cliente mantiveram a Umwelt como um laboratório de visão sistêmica se diferenciando dos demais. Este DNA está inserido em cada emissão de relatório, garantindo sempre um olhar sistêmico do ponto de coleta, matriz, legislação e desempenho de uma ETE, havendo um atenção a cada cliente através de orientações quando algo não está conforme.
Neste mesmo ano a Umwelt iniciou sua participação para trazer as análises ecotoxicológicas para o Sul, o qual este conhecimento também tem origem na Alemanha, sendo uma vontade da empresa trazer o monitoramento da toxicidade nas águas residuais. As análises iniciaram antes mesmo de existir uma portaria específica para esta obrigação (por exemplo a portaria 17 da FATMA que iniciou em 2002), trazendo o pioneirismo na área ecotoxicológica para SC.
Quer saber mais? Essa parte da história fica para amanhã, fique de olho nas redes sociais!